O Agente Secreto vence Critics Choice 2026, mas cerimônia causa polêmica nas redes
Prêmio foi revelado antes da cerimônia oficial, causando reação negativa do público brasileiro

O Critics Choice Awards 2026 consagrou O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, como Melhor Filme Internacional do Ano. A produção brasileira disputava o prêmio com Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, No Other Choice, Sirāt e Belén.
A vitória, no entanto, veio acompanhada de polêmica. O prêmio foi anunciado antes do início oficial da cerimônia, ainda durante o tapete vermelho, o que gerou forte repercussão negativa nas redes sociais. O público brasileiro reagiu em peso, acusando a premiação de desrespeito e esvaziamento simbólico da conquista.
Diante da pressão, o Critics Choice Awards tentou uma ação de reparação ao convidar Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura para subirem ao palco e apresentarem o último prêmio da noite, em um gesto visto como tentativa de reconciliação com o público.
Durante o intervalo, o diretor Kleber Mendonça Filho, de O Agente Secreto, criticou a organização do prêmio.
“Sinto que o prêmio do Critics Choice deu uma visibilidade ainda maior para O Agente Secreto, que está tendo uma carreira excelente nos cinemas dos Estados Unidos. Nós agora estamos em Nova York para dar continuidade a essa agenda", começou o diretor.
"O fato de nós termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido. Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo, foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração, e que admiro”, comenta Kleber Mendonça Filho sobre a cerimônia de ontem e a temporada de premiação, concluiu.
O longa já circulou por diversos festivais e esteve em Toronto. Moura venceu o prêmio de Melhor Ator em Cannes e desponta como um forte candidato ao Oscar.
Ambientado em 1977, O Agente Secreto apresenta Marcelo, um professor especializado em tecnologia que decide deixar para trás seu passado violento e misterioso. Ele se muda de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar a vida. No entanto, ao chegar à capital pernambucana em plena semana de Carnaval, percebe que atraiu justamente o caos do qual sempre tentou escapar. Para piorar, começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditava que o acolheria se mostra tudo, menos um refúgio.
Posts Relacionados
Oscar 2026 | Quando saem as indicações ao prêmio
Academia divulga lista oficial ainda neste mês
Pela primeira vez, Globo de Ouro terá transmissão na TV aberta
O evento acontece neste domingo (11)
Brasil terá sua própria premiação anual de animes
A Otaku Saver anuncia a nova premiação brasileira de animes!



